Santos quer oferecer testes de ancestrais para descendentes de africanos
No último sábado (17), o Santos anunciou em seu site oficial que irá ajudar descendentes de pessoas vindas do continente africano a descobrirem suas raízes através de testes de ancestralidade. Segundo a nota divulgada pelo clube, “por causa do tráfico de escravos para o Brasil durante quatro séculos, pouco se sabe sobre as origens familiares dos quase 5 milhões de africanos que desembarcaram no país no período”.
Os testes serão realizados em uma parceria do clube com a empresa meuDNA. Ao todo, dez personalidades do alvinegro praiano, de ídolos a artistas, receberão um kit para coleta de DNA junto com a nova camisa oficial do Clube. Além disso, o Peixe também vai oferecer, com 50% de desconto no site do meuDNA (meudna.com), 1.000 testes genéticos aos seus torcedores durante o mês de setembro.
“É simplesmente fantástico podermos incentivar a busca por ancestralidade a tantos brasileiros de origem africana, berço da humanidade. O projeto ‘Santos do Mundo’ é motivo de muito orgulho para os torcedores santistas e a etapa África é ainda mais especial. Vamos relembrar os feitos do Clube no continente africano e valorizar e conhecer ainda mais sobre nossa história”, explicou o executivo de marketing do Clube, Rafael Soares.
Segundo o Peixe, o projeto chamado “Santos do Mundo” ainda conta com ações para ajuda humanitária ao continente africano. Desde junho, o clube sorteia a camisa do jogador que faz o primeiro gol nas partidas com vitórias e empates do Peixe através do Manto Solidário. Para participar, o torcedor precisa fazer um pix de R$ 5, e parte da renda é revertida para a organização Médicos Sem Fronteiras, que realiza atendimento médico nos países mais necessitados.